segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Novas instalações da BERO

A Escola Básica de Rossas sofreu uma renovação e a biblioteca escolar também viu o seu espaço melhorado. Depois de algum tempo de espera pela sua organização, os alunos finalmente utilizaram o espaço da BE, requisitam livros, ouvem ler e leem nas novas instalações.




Trabalho dos alunos sobre uma história

Depois de explorar muito bem a história "A girafa que comia estrelas", de José Eduardo Agualusa, os alunos do 2.ºano do Centro Escolar do Cávado exploraram a vertente plástica e elaboraram o cartaz descritivo de uma das cenas centrais da história.


Atividades diversas na BEVA

Os alunos da BEVA realizam diariamente diversas atividades: uns procuram-na para estudar, outros fazer trabalhos de casa, para pesquisar nos computadores, outros para ver filmes, outros para ler!




SOBE na Biblioteca Escolar

O SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) está presente nas bibliotecas escolares do 1.º ciclo. Iniciamos as atividades deste projeto com os alunos do 1.º ano, através da visualização do filme Colgate: A lenda do reino dos dentes”. Posteriormente, depois de ver e rever muito bem o efeito das bactérias nos dentes, foi lida a história "Não quero... lavar os dentes"

Dia Mundial da Filosofia na BEVA

Os alunos do Ensino Secundário elaboraram um conjunto variado de trabalhos alusivos ao Dia Mundial da Filosofia. Esses trabalhos foram expostos na Biblioteca Escola para que todos os alunos e docentes possam apreciar e aprender um pouco mais sobre a Filosofia e os principais filósofos.


Click to play this Smilebox slideshow
Apresentação de imagens da exposição sobre Dia Mundial da Filosofia na BEVA.
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This digital slideshow personalized with Smilebox

domingo, 10 de novembro de 2013

Concurso "Rapaz de Bronze": vencedores

Aqui deixamos os parabéns a todos os participantes, em especial aos vencedores do Concurso de leitura da obra "O Rapaz de Bronze", de Sophia de Mello Breyner Andresen:



1.º lugar: Ana Beatriz Machado Carneiro, 8.º F
2.º lugar: Daniela Campos Silva, 5.º F
3.º lugar: Diana Vieira, 7.º B






sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Os mais pequenos celebram na biblioteca

O grupo dos 5 anos, da sala 8, da Escola Básica de Vieira do Minho celebrou o Dia das Bibliotecas Escolares com muita alegria e criatividade. Foram para a biblioteca escolar, escolheram livros e com eles dançaram e cantaram. Assistiram a um filme sobre as regras de funcionamento e comportamento nas bibliotecas e depois folhearam os livros com  muita atenção "lendo" através das imagens. Dormiram um soninho aconchegados pelos livros, seus amigos.









Promoção da leitura no Pré-escolar e 1.º Ciclo


Aluna a registar dados sobre o livro que leu.

Ao longo das últimas semanas foram muitos os alunos que passaram pelas bibliotecas escolares do 1.º ciclo. No final do mês de outubro tinham sido requisitados 905 livros pelos alunos do 1.º ciclo. Todavia, as crianças do Pré-escolar também participaram em algumas atividades.






Aluno a procurar livros para requisitar.




A educadora e o grupo de crianças de 5 anos foram pesquisar sobre os vulcões.


sábado, 2 de novembro de 2013

Oferta de livros para BEVM

A docente Elisabete Gonçalves ofereceu à Biblioteca Escolar de Vieira do Minho um conjunto de livros da coleção "Uma aventura". Certamente farão muitas viagens nas mãos dos alunos do centro escolar. Fica aqui o nosso agradecimento! Muito obrigado!