sexta-feira, 31 de maio de 2013

Dia Mundial da Criança

Amanhã é o dia certo no calendário, no entanto, em muitas escolas é hoje que são realizadas as atividades de comemoração do Dia Mundial da Criança.
 
Para todas elas: um dia muito divertido e imensamente feliz.
 
 

Exposição "O mundo numa folha"

Esta semana, a Biblioteca Escolar recebe uma exposição de Educação Visual, "O mundo numa folha", com trabalhos dos alunos do 9.º ano de escolaridade. Os trabalhos expostos revelam as várias técnicas desenvolvidas nas aulas, produzindo um belo conjunto de obras.
 



 

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dia Mundial da Criança: sugestões de leitura

Aqui deixamos algumas sugestões de leitura alusivas à data "DIA MUNDIAL DA CRIANÇA".




Teatro "Os Super Sorrisos Contra a Bactéria Inteligente"

Peça de teatro levada a cena pela companhia de teatro "Umbigo", no âmbito do projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares).



terça-feira, 28 de maio de 2013

Teatro: Super sorrisos contra a bactéria inteligente

Hoje, os alunos do Pré-escolar e do 1.º Ciclo da Escola Básica Domingos de Abreu assistiram à peça de teatro "Os super sorrisos contra a bactéria inteligente", levada a cena pela Companhia de Teatro Umbigo.
A peça, muito divertida, foi uma verdadeira aula sobre saúde oral, relembrando os nossos alunos das regras essenciais para conseguir manter uma dentição saudável. Os alunos interagiram constantemente com os atores em palco, criando uma atmosfera divertida e de partilha de saberes. A lição ficou bem assimilada.
 










 
 



Livro em branco da Semana da Leitura: resultado digital

Aqui deixamos o registo digital dos registos escritos dos alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário durante a Semana na Leitura. Os alunos deixaram os seus pensamentos e testemunhos sobre a leitura e o ato de ler.

 


domingo, 26 de maio de 2013

Dia Internacional do Brincar


O World Play Day (Dia Internacional do Brincar) foi criado na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, no ano de 1999, por iniciativa da presidente da International Toy Library Association (ITLA).  Em 2001, numa reunião do Board da ITLA em Florença, definiu-se a data, 28 de Maio: o “World Play Day”, Dia Internacional do Brincar.
 
Também reconhecido como Dia Mundial do Jogo, é já comemorado em 22 países, tendo como princípio que brincar não tem idade, hora ou local.
 
 
 

Peça de teatro

No dia 28 de maio, no Auditório Municipal de Vieira do Minho, os alunos do 1.º Ciclo e do Pré-escolar, da Escola Básica Domingos de Abreu, vão assistir à peça de teatro "Os super sorrisos contra a bactéria inteligente", pela Companhia de Teatro Umbigo. Esta atividade insere-se no projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares), ao qual as nossas bibliotecas aderiram no início do ano letivo.
 


Como preparação para assistir à peça de teatro, os alunos do 1.º ciclo já leram o livro "Kiko, o dentinho de leite", de Manuela Mota Ribeiro. Este livro faz parte do projeto SOBE, estando nas bibliotecas junto do espaço SOBE.

A leitura do livro serviu para os alunos perceberem os problemas associados à falta de higiene oral, nomeadamente a cárie dentária.



 

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Os jovens e a escola_1.ª parte

Esta foi uma palestra muito interessante, onde um ex-aluno do nosso Agrupamento, Cristiano Pinheiro, e uma colega, Daniela Cardoso,  do 4.º ano do Curso de Direito da Universidade de Braga partilharam experiências de vida, incentivando os nossos alunos a apostar nos estudos, destacando a necessidade do esforço e mérito. Abordaram temas como a importância da Escola e as consequências do abandono escolar, o mito 'Os grandes centros são melhores do que a minha terra amada?' e ainda perspetivas relativamente ao futuro que espera os jovens. Esta iniciativa foi organizada pelos alunos Ricardo Sousa e Ricardo Pinheiro em parceria com o Clube de Jornalismo da EB/S Vieira de Araújo. Parabéns pela iniciativa e pelos palestrantes, que foram brilhantes e a sua missão muito nobre. Esperamos que o seu testemunho "não caia em saco roto". Vejam os filmes da palestra.
 

Os jovens e a escola_2.ª parte


Os jovens e a escola_3.ª parte


sábado, 11 de maio de 2013

Semana da Leitura no Centro Escolar do Cávado

No Centro Escolar do Cávado, alunos, encarregados de educação, funcionários e docentes uniram esforços e desenvolveram um conjunto diversificado de atividades durante a Semana da Leitura 2013. Na entrada da escola era possível observar e apreciar uma belíssima exposição sobre o tema do Mar, com o contributo de encarregados de educação e todas as salas da escola.
O tema do mar foi trabalhado na de poemas, de histórias, na pintura de desenhos e na construção de imensos adereços. A escola ficou ainda mais bonita com as cores das construções dos alunos.
A participação dos encarregados de educação prolongou-se até às salas de aula, para realizar algumas leituras para os alunos, promovendo a relevância da leitura junto dos mais novos.




 

sábado, 4 de maio de 2013

Prova de argumentação num minuto










Poema Procissão


Procissão

Letra: António Lopes Ribeiro
Intérpretes: alunos do 7.º B do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo



Tocam os sinos da torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Vai passando a procissão.
Mesmo na frente, marchando a compasso,
De fardas novas, vem o solidó.
Quando o regente lhe acena com o braço,
Logo o trombone faz popó, popó.
Olha os bombeiros, tão bem alinhados!
Que se houver fogo vai tudo num fole.
Trazem ao ombro brilhantes machados,
E os capacetes rebrilham ao sol.
Tocam os sinos na torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Vai passando a procissão.
Olha os irmãos da nossa confraria!
Muito solenes nas opas vermelhas!
Ninguém supôs que nesta aldeia havia
Tantos bigodes e tais sobrancelhas!
Ai, que bonitos que vão os anjinhos!
Com que cuidado os vestiram em casa!
Um deles leva a coroa de espinhos.
E o mais pequeno perdeu uma asa!
Tocam os sinos na torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Vai passando a procissão.
Pelas janelas, as mães e as filhas,
As colchas ricas, formando troféu.
E os lindos rostos, por trás das mantilhas,
Parecem anjos que vieram do Céu!
Com o calor, o Prior aflito.
E o povo ajoelha ao passar o andor.
Não há na aldeia nada mais bonito
Que estes passeios de Nosso Senhor!
Tocam os sinos na torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Já passou a procissão.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Semana da Leitura na EB1 de Rossas

Na EB1/JI de Rossas as atividades durante a Semana da Leitura foram pautadas pela articulação entre todas as turmas da escola, promovendo um reino de partilha de saberes entre alunos, encarregados de educação e docentes. Os encarregados de educação promoveram a leitura lendo para os alunos diversas histórias, associadas ao tema do Mar.
Na biblioteca escolar foi feita uma exposição de trabalhos realizados por todas as salas, incluindo do Pré-escolar.
Parabéns pelos trabalhos e pela colaboração entre todos!
 


 
 


Semana da Leitura na EB1/JI de Guilhofrei

As atividades desenvolvidas na EB1/JI de Guilhofrei envolveram os encarregados de educação e muitas foram realizadas em articulação com as crianças do Pré-escolar. Aqui deixamos uma pequena amostra do trabalho produzido, fruto da dedicação dos alunos, docentes, pessoal não docente e encarregados de educação.
 


 Os encarregados de educação também enriqueceram as aulas dos alunos através da leitura de histórias e poesias.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Semana da Leitura: dia 6

No último dia da Semana da Leitura, os alunos do 7.º B fizeram leituras de poemas de Fernando Pessoa em grande grupo, mas o mais emocionante foi ouvir o poema coral "Procissão", de António Lopes Ribeiro. Todos muito bem sincronizados ofereceram-nos uma leitura cantada, lindíssima do belíssimo poema. Foi um encerramento em grande de dias intensos, repletos de leituras e muita animação, alegria e colaboração. Vejam o filme do poema coral "Procissão" que se encontra neste blogue.
 

 

Semana da Leitura: dia 5

Um dia emocionante, pelas leituras dos alunos do secundário, que através de prosa ou poesia expressaram, e muito bem, os seus sentimentos, as suas ideias e opiniões. Foram muitos os alunos que participaram na leitura, com um público atento e acolhedor das suas palavras.
 
Ainda neste dia, contamos com a colaboração do Voluntário Dr. Emílio Gomes, um excelente contador de histórias, que nos presenteou com deliciosos momentos de histórias rimadas, num clima de grande interatividade e comunicação com os presentes.
 
E, por fim, os alunos do secundário realizaram uma Prova de Argumentação, tendo cada um deles 1 minuto para argumentar, segundo uma palavra conhecida no próprio momento por cada um dos participantes. Estes alunos revelaram, mais uma vez, as suas habilidades na oralidade e argumentação, expondo-se perante um público de forma muito natural e expressiva. Foi um ótimo desafio para novas experiências.




 

Semana da Leitura: dia 4

No dia 26 de abril, dia 4 da Semana da leitura, fomos presenteados com a leitura cantada de poesia, acompanhada com música ao vivo. Esta atividade foi desenvolvida pelos alunos das turma 11.º A e 11.º B.